terça-feira, março 22, 2011

Respostas ao texto "A Visita de Obama" 3

Numa nota mais consonante recebi o comentário de Viviane Moura

Boa tarde Guga,

Admiro muito a sua maneira de se expressar sobre as realidades do mundo.
Em meio a um tempo cada vez mais escasso e um mundo apressado, poucas pessoas se dedicam à arte de observar e refletir sobre suas percepções. Ano passado recebi um texto seu falando da Marina. Fiquei emocionada ao ver que o meu "sentir" encontrava ecos nos seus sentimentos. Marina não foi para o segundo turno, mas TUDO o que ela representa é tão mais forte e belo. E por falar em Marina, ela é justamente o retrato do que o nosso país tem feito, um trabalho de formiga, mas permanente. 20% da nossa nação (porcentagem do PV nas eleições) equivalem a uma populaçao inteira de muitos países no mundo. Como você diz: "Nós estamos conquistando nosso lugar no mundo à medida que o interpretamos e nele vivemos de nosso modo autêntico, na medida em que trabalhamos para resolver nossos problemas, e em comparação com nossos irmãos gêmeos do novo mundo, na medida em que não causamos mal pela imposição de nossos interesses sobre os outros países do mundo." O Brasil elegeu um operário para o posto mais importante do país. Com todas as controvérsias em torno do personagem Lula, eu não tenho a menor dúvida de que a história do nosso país mudou a partir da visão desse homem. Obama, esse outro personagem extremamente carismático e representante de valores fortes, será também alguém que mudará a visão de negros e brancos, de americanos "texanos" e de tantos seres humanos que insistem em ideias que separam. Como você diz, é bom demais se sentir parte de uma mistura : "Sinto-me hoje bem mais junto e misturado que antes, e isso é bom."

Que venham outros Obamas, outras Marinas, outros Lulas para engrandecerem a história da humanidade!

Abraço carinhoso.
Paz, amor e poesia,
Viviane.

____________________________________________________

Olá Viviane,

Obrigado pelo comentário. É sempre polemico falar sobre esses assuntos, sempre existem muitas dimensões e as vezes fica difícil exprimir com clareza, humildade e até coragem a verdade que a gente sente no coração. Como a cada um salta a vista um aspecto diferente as vezes depois pode ser dificil escutar as réplicas, que podem não estar alinhadas com aquilo que a gente quis expressar, ou que mostram a incoerência desde ou daquele ponto de vista que expressamos. Mas é bom, muito bom saber que as vezes a gente consegue ressoar um acorde harmônico e positivo noutras mentes e corações.

Apesar da certa gozação do meu texto, sim que venham muitos Obamas, ele e outros iguais são bem vindos.

Um Grande Abraço

Guga

P.S: Tomei a liberdade de publicar esse seu email e ou outros anteriores, se alguem se sentir incomodado pode me dizer que eu retiro a postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário